Seja Bem Vindo

Seja Bem Vindo Blog | Created By Www.BestTheme.Net

Posted by William Volcov» on - - 0 comentários»

Passada a eleição municipal, o Datafolha foi às ruas para sondar o ânimo dos brasileiros, iluminando a trilha que conduz a 2010.
São três as novidades mais relevantes: José Serra (PSDB) reforçou o seu favoritismo. Lidera em todos os cenários, com taxas que variam de 36% a 47%.

Ciro Gomes (PSB) dobrou os joelhos. Mantém na segunda colocação, mas experimenta uma lipoaspiração de seus índices: caiu entre cinco e seis pontos.

Dilma Rousseff (PT), o poste preferido de Lula, exibe agora uma voltagem adicional de cinco pontos. Conforme o cenário, crava entre 7% e 12%. Heloísa Helena (PSOL) manteve-se estável.

Eis os principais cenários esboçados na pesquisa:

Cenário 1: A julgar pelo ânimo dos partidos, o eleitor de 2010 será convidado a decidir entre Serra, Ciro, Dilma e HH. Aos olhos de hoje, a coisa está assim:

- Serra (PSDB): subiu de 38% para 41%;
- Ciro: caiu de 20% para 15%;
- HH: manteve os 14% da pesquisa anterior;
- Dilma: subiu de 3% para 8%.

Cenário 2: Nessa hipótese, o representante do PSDB é Aécio Neves, não Serra. A coisa fica assim:
- Ciro: 25%;
- HH: 25%;
- Aécio: oscila de 15% para 17%, tecnicamente empatado com HH.

Cenário 3: Aqui, considera-se a hipótese de Ciro retirar-se da disputa, como deseja Lula. Serra sobe. E Dilma alcança a marca dos dois dígitos:

- Serra: 47%;
- HH: 17%
- Dilma: 10%

Cenário 4: Sem Ciro, mas com Aécio no lugar de Serra. É nesse cenário que Dilma alcança a sua melhor marca. Bem atrás, contudo, de HH, a líder, e Aécio, o segundo:

- HH: 27%
- Aécio: 23%
- Dilma: 12%

Cenário 5: Nesse quadro, explora-se a hipótese de uma cédula com os nomes de Serra e Aécio, que disputaria por outra legenda. Ficaria assim:

- Serra: 36%
- Ciro: 14%
- HH: 13%
- Aécio: 12%
- Dilma: 7%

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é convidado a mencionar o seu preferido sem que o pesquisador exiba uma lista de nomes, o quadro é o seguinte:

- Lula: 25%
- Serra: 6%
- Aécio: 4%
- Dilma: 2%
- Ciro, HH e FHC: 1% cada um.

Como se vê, o nome de Lula, embora excluído da eleição, é o que primeiro brota da mente do brasileiro. O dado dá uma dimensão do apelo que teria a tese golpista do Lula-3.