Seja Bem Vindo

Seja Bem Vindo Blog | Created By Www.BestTheme.Net

Posted by William Volcov» on - - 0 comentários»

Incêndio Causa Mal Estar na Imprensa

De todos os feriados que já tivemos em 2008, este é um que devemos realmente comemorar, porquê é o último prolongado do ano, graças a Deus o país tem que crescer e com tanto feriado, fica um tanto difícil, mas este ano será diferente em maio acaba a brincadeira, prolongado agora só no Natal, mas até ai o comercio está a todo vapor.

Vou apurar com a FECOMÉRCIO, o prejuízo que o comércio tem com estes feriados esticados, você sabia que a cada minuto o comércio tem uma circulação de R$ 2.338,00 e isto só no Estado de São Paulo.

Leia o texto abaixo, e sente a credibilidade da Tv Globo na mídia, e não deixe de ver as imagens de reprodução, muito interessante vale a pena.
Um incêndio na Zona Sul de São Paulo colocou a imprensa da capital em uma situação delicada. Na tarde desta terça-feira (20), por volta das 17h20, sites como Terra, UOL, Folha Online, Estadão e iG noticiaram a queda de um avião da Pantanal Linhas Aéreas em cima de um prédio no bairro do Campo Belo.

Vídeo da Globonews em que a legenda noticia queda de avião

Todos os portais publicaram manchetes sobre o possível acidente, alguns, inclusive, com a confirmação da Infraero, empresa responsável pelo sistema aeroviário do Brasil. No UOL, às 17h19, a manchete com o título "Avião da Pantanal cai na zona sul de São Paulo" informava que um avião da empresa Pantanal havia se chocado contra um prédio residencial.

Manchete da homepage do UOL noticiando a queda

De acordo com o portal, as informações eram da Globo News. "Segundo a TV, o acidente aconteceu no bairro de Campo Belo. O avião teria caído em um prédio residencial e provocado um incêndio. A Infraero ainda não confirma a informação", dizia a nota do UOL, que saiu do ar instantes depois para dar lugar à manchete "Líderes governistas selam acordo para volta da CPMF".


Homepage do Terra noticiando suposta queda do avião

Na verdade, o incêndio atingiu uma loja de colchões, sem a presença do suposto avião. Dez carros do Corpo de Bombeiros foram ao local para tentar controlar o fogo e, segundo a Polícia Militar, não há notícias sobre mortos ou feridos. Já o Terra noticiava "Avião cai em prédio na região sul de São Paulo" e "Infraero não confirma queda de avião", ambas pautadas também pelas informações da Globo News.


A Infraero afirmou que "em nenhum momento, confirmou a queda de um avião". "Não tínhamos nenhuma informação sobre problemas com aeronaves, de maneira nenhuma". A assessoria declara ainda que a Pantanal também não havia confirmado a queda do avião e, portanto, "nada disso saiu da gente", finaliza.


Terra continua a repercutir suposta queda de avião

Segundo a Central Globo de Comunicação informou, as imagens foram mostradas assim que captadas e, ao mesmo tempo, a informação era apurada. "A Globo News, como um canal de noticias 24 horas, pôs no ar imagens do fogo assim que as captou. Como é normal em canais de notícias, apurou as informações simultaneamente à transmissão das imagens. A primeira informação sobre a causa do incêndio recebida pela Globo News foi a de que um avião teria se chocado com um prédio na região do Campo Belo, Zona Sul de São Paulo. Naquele momento bombeiros e Infraero ainda não tinham informação sobre o ocorrido", diz em nota.

Ainda de acordo com o comunicado, a própria equipe de Jornalismo da emissora apurou não se tratar da queda de um avião, mas de um incêndio. "As equipes da própria Globo News constataram que não havia ocorrido queda de avião e desde então esclareceu que se tratava de um incêndio em um prédio comercial. Poucos minutos depois, o Corpo de Bombeiros confirmou tratar-se de um incêndio em uma loja de colchões".

A Central Globo de Comunicação esclarece que, ainda, que embora a Globo News tenha publicado esta primeira informação, a TV Globo não fez qualquer menção ao possível acidente aéreo. "A TV Globo, nenhum momento, referiu-se a acidente de avião", finaliza a nota.

O engano ainda permanecia em vídeo no site do canal por assinatura, ainda que a informação já estivesse desmentida. Minutos depois, o ele foi retirado.


Matéria do IG noticiando a queda do avião da Pantanal

Independentemente da justificativa da emissora, fato é que os veículos de internet, na busca pelo furo - tal qual a Globonews - não tiveram o cuidado de checar a informação antes de levá-la a público. É a mídia que pauta a mídia, rendida ao erro.

Apuração de Ana Luiza Moulatlet, Karina Padial, Marina Dias e Thaís Naldoni.