Seja Bem Vindo

Seja Bem Vindo Blog | Created By Www.BestTheme.Net

Posted by William Volcov» on - - 0 comentários»

Se você estiver andando por São Paulo e se deparar com a pintura de um felino amarelo, gordo e simpático ( que não seja o Garfield ) não se espante, se trata de uma manisfestação num exemplo bem-acabado da chamada art coucou, que usa monumentos e outros cenários já existentes para roubar a atenção dos passantes, ao modo do cuco (coucou, em francês), ave que se apropria do ninho alheio.
O bichano nasceu na cidade francesa de Orléans em 1997, quando o artista franco-suíço Thoma Vuille, o Monsieur Chat, deixou de fazer grafites para pintar com acrílico a rotunda figura pelas ruas.

Na década de 90 o artista trocou Orléans por Paris, e sua art se espalhou de forma espantosa, quebrando o cinza da cidade luz.

Na França, o personagem se converteu de ícone pop em ativista político, uma espécie de Chat Guevara. Virou estandarte em manifestações contrárias à Guerra do Iraque e à passagem do ultradireitista Jean-Marie Le Pen ao segundo turno das eleições presidenciais de 2002. Dois anos depois, o felino engajado inspirou o documentário The Case of the Grinning Cat (algo como O Caso do Gato Sorridente), do cineasta Chris Marker. A partir de então, ficou internacionalmente conhecido e conquistou outras cidades do mundo. Em São Paulo, aparece no alto de uma parede na rua Cardeal Arcoverde, esquina com a João Moura, no bairro de Pinheiros. É o primeiro e único do Brasil.



Amsterdan, Holanda

Macau, China

Manchester, Inglaterra

Nantes, França

Sarajevo, Bósnia.